Vacina que previne contra a doença varicela, popularmente conhecida como catapora. É uma vacina atenuada que contém em sua composição vírus vivos “enfraquecidos” da varicela, além de gelatina, traços de neomicina, água para injeção.
A vacinação contra varicela previne a doença, principalmente formas mais graves. Também previne o aparecimento de herpes-zóster em fases mais adiantadas da vida.
• O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza uma dose da vacina varicela, aos 4 anos de idade, correspondente à segunda dose do esquema contra varicela. A primeira dose é aplicada aos 15 meses, como parte da vacina tetraviral (SCR-V).
• A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, a vacina SCR-V pode ser usada nas duas doses.
• Para crianças até 12 anos, o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
• Em situação de surto na comunidade ou na creche/escola, ou ainda quando há um caso de varicela dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses — essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada. A criança deverá tomar as duas doses de rotina, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses de idade.
SIM
Duas doses (aos 15 meses e entre 4 e 6 anos)
Agora você pode comprar vacinas online ou agendar um horário para realizar a vacinação de forma fácil, rápida e segura!